Uma pioneira da publicidade em Porto Alegre

O charmoso prédio até hoje situado na esquina das ruas Riachuelo e Caldas Júnior, no centro histórico de Porto Alegre, foi há quase cem anos a sede de uma das primeiras “agências” de publicidade: a firma B. Garcia & Cia., orgulhosamente concessionária dos espaços de anunciantes de nada menos que a Viação Férrea do Rio Grande do Sul. A produção de anúncios publicitários a serem divulgados na imprensa e nos transportes sinaliza uma mudança de comportamento dos negociantes locais: se antes eram comedidos e até tímidos no investimento em divulgação de seus produtos e serviços, logo se apercebem da necessidade de se utilizarem dos meios de comunicações de massa. Característicos da modernidade, esses meios – notadamente a imprensa – permitiam informar e divulgar os grandes contingentes anônimos que, pela primeira vez, ocupavam as cidades. E nada como os vagões dos trens da Viação Férrea, onde essas pessoas poderiam passar horas, repousando os olhos da leitura dos anúncios do jornal num belo cartaz aquarelado sob a transparência de um cristal “biseauté1”.

Naturalmente, essa matéria é o que hoje em dia chamaríamos de uma publi, ou seja, uma pauta paga para divulgar a agência, mas ainda não havia hashtags naquela época…

Uma iniciativa de valor2

A secção de propaganda da firma B. Garcia & Cia.

Alguns dados interessantes sobre a utilidade de seus serviços

Porto Alegre já se póde orgulhar de possuir uma empreza de propaganda digna de seus fóros de cidade culta e civilisada.

Em toda cidade em que o desenvolvimento commercial e industrial attinge o gráo a que chegamos nós, se faz mister a existencia de emprezas dessa ordem, que tomem e seu cargo a organisação e distribuição geral de qualquer especie de propaganda, evitando aos commerciantes e industrialistas absorvidos na multiplicidade de seus negocios, a perda de um tempo precioso exigido pela composição de textos, correcção de provas e execução de desenhos e clichés.

A nossa cidade deve essa iniciativa á conceituada firma importadora, desta praça, B. Garcia & Cia., que, annexando á sua casa uma Secção de Propaganda para a exploração da concessão de annuncios na Viação Ferrea do Rio Grande do Sul, que lhes coube em concurrencia realisada em fins de 1924, foi pouco a pouco desenvolvendo os serviços dessa secção, a ponto de se tornar precisa a sua installação em separado, afim de melhor poder attender aos seus innumeros serviços.

Convidados por aquella firma, tivemos opportunidade de visitar, ha dias, as installações de sua Secção de Propaganda, no novo predio á rua Paysandú esquina de Riachuelo, sendo attendidos gentilmente pelos srs. João da Cunha Seixas e Adolpho Pedroso, gerente e sub-gerente, respectivamente, e ambos interessados naquella importante secção da firma B. Garcia & Cia., os quaes nos prestaram toda sorte de esclarecimentos sobre os negocios a seu cargo.

A Secção de Propaganda da firma B. Garcia & Cia., pela diversidade dos serviços que lhe são affectos, foi subdividida em quatro distinctas secções.

A primeira dellas se occupa da propaganda nos carros, estações, buffets, ao longo da linha e em todas as dependencias da Viação Ferrea do Rio Grande do Sul. Está organisada caprichosamente, dispondo de uma officina para a emolduração de cartazes.

Além de um excellente corpo de correctores de annuncios, composto de pessoas idoneas, á selecção da firma B. Garcia & Cia., dispõe essa secção de dois collocadores de cartazes que percorrem as linhas fazendo a collocação e substituição dos cartazes de annuncios, e de um fiscal, que faz a revisão geral desses serviços, communicando immediatamente á gerencia as faclhas e defeitos encontrados.

A segunda secção – de Publicidade – se encarrega da publicação de annuncios em qualquer jornal ou revista do Estado, cobrando os preços das respectivas tabellas. Proporciona aos commerciantes e industrialistas um meio facil e seguro para a inserção de seus annuncios, apresentando mensalmente os respectivos comprovantes.

Outra importante secção é a de Pintura, que dispõe de excellentes profissionaes para a execução caprichosa da pintura de placas, taboletas, fachadas de predios e letreiros em paredes, muros e vitrines.

A secção graphica, finalmente, cuja installação está sendo ultimada, se compõe de uma excellente officina cujo material e machinismos, todos novos, foram recentemente adquiridos á National Paper & Type Company, de Nova York.

Nessa bem montada officina serão confeccionados cartazes, folhetos, catalogos e qualquer impresso de propaganda, bem como os respectivos clichés. Nella tambem será composta e impressa a ‘Guia Official da Viação Ferrea do Rio Grande do Sul’, de publicação semestral, e cuja concessão pertence igualmente á firma B. Garcia & Cia.

Essa ‘Guia’ é o repositorio mais completo de informações quer sobre a Viação Ferrea do Rio Grande do Sul, cujos horarios e preços de passagens publica detalhadamente, quer sobre a navegação fluvial, lacustre e maritima e demais meios de locomoção dentro das fronteiras do Estado. Publica, além disso, informações sobre telephones, correios, telegraphos e tudo mais que interessa aos viajantes.

Impressionados com a excellente organisação emprestada a todas as sub-divisões da Secção de Propaganda da importante firma B. Garcia & Cia., não podemos, entretanto, deixar de fazer especial referencia aos cartazes de crystal ‘biseauté’ por ella empregados para a propaganda no interior dos carros novos da Viação Ferrea.

Deve-se a introducção desse melhoramento ao sr. João da Cunha Seixas, que idealisou a substituição dos antigos cartazes de folha de Flandres por outros mais adequados aos novos carros da Viação Ferrea.

Collocados os primeiros cartazes de crystal, foram elles tão apreciados pelos passageiros da Viação, que isso animou a sua adopção definitiva pela firma B. Garcia & Cia., embóra o grande capital a despender com a realisação desse emprehendimento.

Hoje, a maioria dos carros da Viação já possui o novo typo de crystal, sendo que, pouco a pouco, vão desapparecendo os cartazes de folha de Flandres, adoptados agora somente nos carros antigos de primeira classe e nos de segunda classe.

Tendo-se operado esse rapido desenvolvimento da Secção de Propaganda de B. Garcia & Cia., no decorrer destes ultimos mezes, denunciando assim um intenso trabalho em pról do seu perfeito apparelhamento para o fim a que se destina, indagámos si ainda restava alguma coisa a fazer nesse sentido e quaes os projectos a realisar. –

– Não ha nada mais a fazer senão aperfeiçoar o que já está feito e que representa um grandiosissimo esforço em pról da realisação de um util emprehendimento ha alguns mezes apenas delineado e hoje já tornado em realidade, – respondeu-nos o sr. Pedroso.

O gerente desta secção, sr. Seixas, é um homem de uma actividade invejavel, para quem não existe a palavra ‘impossivel’. Agóra mesmo, prepara elle as suas malas para uma visita ás praças do Rio e São Paulo, onde tem avultados contractos encaminhados.

E como melhor attestado da capacidade de trabalho do sr. Seixas, basta que lhe diga que em um periodo de tempo relativamente curto, isto é, em vinte dias, e numa época anormal3 para o commercio deste Estado, conseguiu elle, na praça de Pelotas, contractos na importância de vinte contos de réis.

– E o seu trabalho?

– Eu, aqui, vou apenas seguindo a orientação que já haviam dado á secção antes de minha entrada para cá, que se deu em Abril do anno findo. Vou dirigindo o mechanismo complicado de seus diversos serviços, na ausencia do respectivo gerente, animado, porém, como elle e todos os sócios da firma de que, muito breve, como já vem acontecendo, o commercio e a industria rio-grandense se apercebam da grandeza e da utilidade do nosso emprehendimento e do esforço que elle representa em uma terra até então geralmente refractaria a iniciativas de tal ordem.

O balanço de nossa secção, referente ao anno findo, já accusa um movimento bastante grande, que nos permitte olhar confiantes para o futuro.

É nosso intuito realisar tudo que possamos, dentro de nossas atribuições, afim de acompanhar o traço de progresso que o exmo. dr. Octacilio Pereira, director da Viação Ferrea, vem imprimindo, áquella empreza, no sentido de proporcionar aos passageiros de seus trens todo o conforto que encontram nas melhores estradas de ferro do paiz e do extrangeiro.

Nesse sentido, estamos confeccionando a nova edição da ‘Guia’, referente ao primeiro semestre deste anno, e que inserirá os novos horarios a vigorar dentro em breve, sob orientação do digno director da Viação Ferrea que, por intermedio dos seus auxiliares, nos tem facilitado todos os dados necessarios para apresentarmos uma obra completa, de larga utilidade para o publico.

Além disso, o exmo. dr. Octacilio Pereira, attestando o seu meticuloso cuidado por tudo que se refere ao desenvolvimento da Estada que dirige, nos suggeriu a organisação de outras publicações communmente usadas nas vias ferreas européas, onde são distribuidas gratuitamente aos seus passageiros, orientando-os sobre tudo que possam necessitar no decorrer de sua viagem, ao mesmo tempo que os distrahindo com a materia illustrada intercalada ás informações.

Logo que terminemos as installações de nossas officinas graphicas, poremos em pratica esse e outros melhoramentos que, temos certeza, serão bem acolhidos pelo nosso publico, assim como representarão aos olhos dos extrangeiros que nos visitem um attestado vivo do progresso do nosso Estado.

Contando com a boa vontade do illustrado engenheiro que dirige a Viação Ferrea do Rio Grande do Sul, que reconhece no nosso trabalho criterioso a melhor vontade de levar a bom termo a concessão que obtivemos, e auxiliados pelo espirito intelligente e emprehendedor de Boaventura Garcia, chefe desta firma, contam, os que dirigem esta secção, realisar algo mais que os lucros da exploração do negocio que temos em mão: – um trabalho de utilidade para o publico, o commercio e as industrias, que saberão compensar os nossos esforços de agora com a sua confiança e preferencia, para o futuro.

As principaes firmas do alto commercio do Estado e muitas do Rio e de São Paulo, já firmaram contractos para annuncios nas dependencias da Viação Ferrea, e dia a dia vae se accentuando a preferencia por esse meio de propaganda que attinge as mais longinquas fronteiras do Estado e cujos resultados são dos melhores porque, de modo geral, quasi todos os homens de negocio fazem frequentes viagens nos trens da Viação, que é a única no Estado, e, durante essas peregrinações, para passar o tempo, lêem com attenção todos os cartazes elegantemente dispostos dentro dos carros.

Os cartazes interiores são quasi todos pintados a aquarella, de um colorido vivo, apresentando cada um lindissima gravura adequada ao artigo anunciado.

Os dizeres são breves e suggestivos, de maneira que o passageiro quasi sempre os conserva na memoria.

Além disso, a collocação desses cartazes sob crystal ‘biseauté’ contribue immensamente para embellezal-os e attrahir a attenção geral, pois em nenhuma estrada de ferro brasileira ou extrangeira existe, até hoje, tal typo de cartaz, senão na Viação Ferrea do Rio Grande do Sul.

Para apresentar aos leitores da ‘Mascara’ uma prova da efficiencia dos annuncios na Viação Ferrea, bastará relatar que anteriormente ao apparecimento do ‘Diario de Noticias’, o sr. Pedro Moura, homem intelligente e culto, que possui um largo tirocinio commercial, eleito para o cargo de director-gerente da Sociedade Anonyma Graphica Porto Alegrense, firmou um contracto para a propaganda daquelle brilhante matutino em todos os carros e em innumeras estações da Viação.

E tão convencido está o sr. Moura de que essa propaganda tem contribuido para a enorme procura que o ‘Diario’ tem no interior, que vem reformando o seu contracto ha tres annos consecutivos.

Poderia citar innumeros casos mais da confiança que o nosso alto commercio tem na propaganda nas dependencias da Viação Ferrea do Rio Grande do Su,, mas isso seria fastidiar os seus leitores.

Desejo, entretanto, frisar, como mais um attestado do gráo de conceito em que é tido esse meio de reclame, que dentre as innumeras firmas que já fizeram contracto connosco, existem muitas que não annunciam, absolutamente, de qualquer outra fórma.

Os senhores, da ‘Mascara’, tambem estão convencidos do valor dessa propaganda, pois tambem têm a sua magnifica reclame em todos os carros novos da Viação – terminou o nosso entrevistado, estendendo-nos a mão.

Sahimos da Secção de Propaganda de B. Garcia & Cia., satisfeitos com o que acabavamos de ver e ouvir e com a convicção de que ella representa, no genero, o que de melhor se idealisou e realisou até hoje no Estado do Rio Grande do Sul.

Ella conseguiu impor a seriedade precisa a um ramo até então explorado inescrupulosamente por pessoas sem responsabilidade.

A firma B. Garcia & Cia., com esse emprehendimento tão brilhantemente realisado, faz jus, pois, não somente á consideração, como, também, á gratidão do nosso commercio e de nossa industria, que, hoje, tem a quem recorrer quando, sem dispendio de tempo nem perda de capital, deseja fazer uma propaganda intelligente de seus artigos e productos.”

Autoria desconhecida

O edifício Tuiuty existe até hoje, e pude fotografar seu interior em 2019, quando a sala utilizada pela firma G. Garcia & Cia. era um pesqueno restaurante. Como se vê, muito da sua configuração interna foi preservada:

Referências

1 Palavra francesa que significa “talhado”. Nesse caso, lâminas de vidro com moldura em acabamento talhado em ângulo de modo a criar efeitos de reflexo junto às bordas.

2 A Máscara, fevereiro de 1927, p. 106, Ed00001. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. A grafia original foi mantida.

3 Esta matéria é publicada em fevereiro.

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